terça-feira, 22 de janeiro de 2008

HÁ PODER DE DEUS EM NOSSAS VIDAS

Este texto e bem longo, mas e muito interessante espero e gostem..................................



O Reino de Deus possui um princípio de desenvolvimento, uma força um poder que o leva até à sua completa realização. Olhando ao nosso passado e tudo que nos rodeia, refletimos como o Senhor Nosso Deus Fiel vai costurando nossa história de vida

Quando estamos em meio a uma situação impossível, a resposta sobrenatural de Deus pode depender de um simples passo na fé!

Em meio a uma situação impossível, aprendi a falar sempre, "HÁ PODER DE EM DEUS MINHA VIDA!” Esta verdade desafiadora permitiu que eu experimentasse por muitas vezes a providência sobrenatural de Deus, e em certas ocasiões de modo totalmente imprevisto.

Como conseqüência do meu ensinamento desta verdade, vidas tem experimentado novas dimensões de felizes êxitos e frutos.

O mesmo princípio também será válido para você, em qualquer situação que exija uma intervenção de Deus.

Percebemos que a pobre viúva pediu socorro ao profeta Eliseu, pois seu credor ameaçava arrebatar-lhe os dois filhos como escravos.

Eliseu respondeu ao seu pedido com duas respostas um tanto estranhas: "Que posso fazer por ti? Diz-me, que tens em casa?" (versículo 2, Bíblia de Jerusalém). Quando a viúva respondeu que nada tinha além de um vaso de óleo, ele disse: "Vai e pede emprestadas a todos os teus vizinhos ânforas vazias em grande quantidade! Depois entra, fecha a porta atrás de ti e de teu filhos e derrama óleo em todas essas ânforas, pondo-as de lado, à medida que forem ficando cheias" (vers 3-4).

A viúva fez exatamente como Eliseu ordenara. Quando ela colocou o óleo de seu vaso nas ânforas que emprestara, o óleo não acabou até que as ânforas ficassem cheias; então, "o óleo parou de correr"(vers 6).

Quando ela contou ao profeta o que acontecera, ele disse: "Vai, vende esse óleo e paga a tua dívida e vivereis, tu e teus filhos, do que restar", (vers 7). Deus havia feito um milagre em sua vida! (comf. pesca milagrosa).

Nesta narrativa de ll Reis 4 descobri dez (10) princípios que revolucionaram minha vida, os quais considero os dez passos para experimentar o PODER DE DEUS em nossas vidas:

1 Passo saiba onde ir quando não souber o que fazer

A viúva desta história estava sozinha numa situação impossível, sem comida nem meios de sustento, endividada. A única coisa a seu favor era que sabia a quem recorrer. Apenas Deus poderia realizar um milagre. Assim, ela foi ao profeta com seu pedido.

É onde colocamos nossa expectativa que determina se receberemos uma intervenção de Deus ou não. Se insistimos em procurar os outros para "abastecimento", sairemos desapontados. As grandes batalhas da vida são de natureza espiritual, e devemos ter recursos espirituais se quisermos ver as coisas acontecerem.

Deus deseja também que você veja sua força. Mas, ir a Deus, significa pedir, orar e acreditar que o pedido foi atendido. Paulo exortou os Filipenses: “Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstancia apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as suplicas e ação de graças” (Filp 4,6).

Procurar a Deus em nossos problemas é sinal de que paramos de enumerar todos os problemas que possamos ter. É mudar a ansiedade interna em oração e entrega. Neste ponto começa a fé.

2 Passo: Procure Deus como sua fonte

Eliseu respondeu à viúva de modo diferente quando ela pediu sua ajuda: "Que posso fazer por ti? Tal pergunta parece sugerir sua surpresa em ser solicitado por ela. "O que achas que posso fazer a este respeito?" Parece Eliseu dizer. Acredito que ele simplesmente estava se recusando tornar-se o centro da fé da viúva, de modo que o Senhor tivesse o lugar principal.

Infelizmente muitos tem uma queda para as "celebridades". Queremos colocar nossa confiança em pessoas de destaque: " Se pelo menos conseguisse o Padre Fulano de tal para orar por esta situação... se tal pessoa rezasse por mim, tenho certeza que Deus me ouviria".

Como cristãos, devemos procurar tocar a orla do manto de Jesus, e de ninguém mais.

Tenho que fazer a minha parte, escutar o Senhor, obedecer, confiar e apresentar meu problema a Deus e Ele com certeza vai agir da maneira mais correta em minha situação de vida.

Tenho recebido varias cartas de um Seminarista da Prelazia de Paranatinga – MT. Ele vai se ordenar Sacerdote em junho deste ano de 2006. Todas as suas cartas ele me pede oração para que seja realizado um desejo dele. O Dom dos Milagres, sem dúvida ele terá, a Eucaristia é o milagre é a fonte Divina!

Eliseu mostrou à viúva a fonte da graça. A sabedoria e a ajuda de Deus ultrapassam de longe o que a pessoa humana pode fazer por você. Procure-O, e coloque Nele a sua confiança.

3 Passo: Descubra o que existe em sua casa e em seu coração

Como a viúva necessitada, nos envolvemos tanto com o que não temos, que esquecemos das possibilidades daquilo que possuímos. A maneira de Deus aumentar o que temos é que vejamos o que ele já nos deu antecipadamente.

É a lição da parábola dos talentos: "porque a todo aquele que tem será dado" (Mt 25,29 - Bíblia de Jerusalém).

Após redirecionar a fé da viúva, Eliseu perguntou-lhe: "que tens em casa?" O profeta não lhe ofereceu uma nova visão de sua necessidade. O que ela precisava reconhecer é que Deus já lhe havia manifestado a Sua ação poderosa.

Nas minhas viagens mensais outras vezes quinzenais em missão, (testemunho), acenderam em uma grande parte da RCC como em diversas de nossas igrejas do Mato Grosso um ardente desejo pelo serviço de Deus. Inspirados no Espírito Santo e tantos esforços, crescemos na fé, na busca da santidade, na vida comunitária, na formação e os números de católicos aumentaram, muitas pessoas que estavam afastadas da vida sacramental estão voltando vejo o PODER DE DEUS aí. Precisamos avançar muito ainda, com ousadia, ter visão ampla do PODER DE DEUS em nossas vidas.

4 Passo: Cuidado com o pensamento negativo

Nossa primeira reação em meio a uma crise é sempre negativa. Nada está certo ou é bom, e não há esperança. Assim estava o esquema mental da viúva quando respondeu: "Tua serva nada tem em casa a não ser um vaso de óleo".

Embora tivesse começado na negativa, passou rapidamente para o positivo. Nada foi mais importante. Quando você procura o Deus das possibilidades, você rapidamente passa do natural para o sobrenatural.

Teria sido muito fácil ou natural que a viúva respondesse: "Tua serva nada tem em casa. O que é que o senhor profeta pensa fazer agora?"

É fácil dizer, "Nada tenho". Mas, é preciso fé para dizer, "Nada além de um vaso de óleo - uma pequena possibilidade, uma pequena posse, uma coisa insignificante que posso oferecer a Deus para que ele a use e multiplique".

A fé não nega a realidade. Apenas afirma que tudo é possível para Deus. De nada adianta dizer que um problema não existe ou que tal Ação de Deus aconteceu, quando na realidade não aconteceu nada.

Os milagres começam com a fé, que, é necessária para romper o pensamento negativo e ver o que você deve cultivar. Se você não vê com os olhos da fé, as pequenas bençãos vão passar despercebidas. O fato é que sempre temos muito mais do que imaginamos ter – O PODER DE DEUS!

5 Passo: Preciso agir

Diagnosticar um problema não é curá-lo, embora seja o primeiro passo em direção da saúde. O problema deve ser tratado se desejamos a saúde. Assim, Eliseu disse que a viúva deveria fazer algumas coisas se quisesse sair de seu apuro. Deveria sair e pedir emprestado todas as ânforas disponíveis.

A fé não é fé, até que você faça algo. A viúva teve que tornar-se ativa antes de experimentar o milagre.

A maioria das pessoas deseja que Deus aja em seu nome. Mas antes, elas devem agir na fé por si.

Percebemos na Palavra como os Israelitas perambularam 40 anos no deserto porque falhou em agir, quando Deus exigia que fossem para frente.

A descrença é muito mais manifestada pelo que as pessoas deixam de fazer, do que pelo que fazem. Cada vitória sobrenatural conquistada por Israel após Ter entrado finalmente na terra prometida foi antecipada por alguma ação de sua parte e um pouco de fé, oferecendo seus próprios recursos, que foram formados, ungidos e abençoados por Deus.

6 Passo: Não imponha limites a Deus

"O que será que aquela viúva doida vai fazer com todos aqueles potes" É o que devem Ter perguntado seus vizinhos. "Ela definitivamente enlouqueceu".

Claro, quando você deseja tanto um milagre como aquela viúva, você faz qualquer coisa. Mas ela estava obedecendo as instruções dadas pelo profeta de Deus. "Vai e pede emprestadas a todos os teus vizinhos ânforas vazias em grande quantidade" (2Rs 4,3). Consiga tantas quanto possível, de todas as partes, dizia o profeta.

Com certeza essa viúva não tinha alguma idéia do que iria ocorrer. De qualquer modo, ela obedeceu a palavra do Senhor. Quando Deus dá a sua palavra, devemos tentar coisas tão grande para Deus. .Assim nos mantemos unidos, reconhecendo que nada somos sem Ele . “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.” (Jo 15,4)

É obra e mérito Dele e não nosso. Não coloque limites ao poder Divino. Deus opera por meio de expectativas positivas, daqueles sonhos cheios de desejos,fé, caridade e esperança. Você “não faz” grandes coisas, se “não tenta fazer” grandes coisas.

7 Passo: Feche as portas das dúvidas

Um fator chave nesta história do PODER DE DEUS é o que aconteceu depois que a viúva emprestou as ânforas vazias de seus vizinhos pasmados (espantados) com aquela situação.

Eliseu lhe disse: "fecha a porta atrás de ti e de teus filhos".

Sempre haverá muitas pessoas com pensamentos negativos - aqueles que dizem: “Assim não é possível” ou "Já tentamos e falhou" ou "Não conseguiremos” ou “Não vamos atropelar as coisas, do jeito que esta é bom...” e assim por diante.

Eliseu sabia o quão rapidamente as sementes da dúvida crescem no solo do desespero humano. Ele sabia que os vizinhos, sabendo da sua necessidade, achariam absurdas e ridículas tais atitudes. Eles iriam chamá-la de “velha louca” por crer em algo tão pouco prático, impossível como a proposta do profeta Eliseu. Ele insistiu que a viúva fechasse a porta e ficasse muda e surda às dúvidas.

Jesus preveniu: "Cuidado com o que ouvis" (Mc 4,24 - Bíblia de Jerusalém). Ele sabe que agimos e reagimos com base no que ouvimos ao nosso redor. Outra passagem que me toca muito, quando Jesus curou o cego de Betsaida, Ele mandou-o para casa dizendo: “Não entres no povoado!” (Mc.8, 26 – Bíblia de Jerusalém) Como Maria, mãe de nosso Senhor e nossa, devemos guardar, meditar tudo em nossos corações e acreditar no PODER DE DEUS !

A obra que Deus quer realizar é tão poderosa que normalmente somos tentados a

não percebe-la em vez de assumirmos verdadeiramente o trabalho do reino.

Jesus disse claramente: "Não deis aos cães o que é santo, nem atireis as vossas pérolas aos porcos, para que não a pisem e, voltando-se contra vós, vos estraçalhem" (Mt 7,6). O fato é que muitos sonhos e visões morreram na nascedouro porque a dúvida entrou.

8 – Passo: Derrame até não haver mais nada

Muitos líderes não consegue caminhar bem, ter visão , ser ousados, dar a vida, ir além.. porque não tem consciência do PODER DE DEUS e da imensa obra que Ele deseja realizar através de cada um.

A viúva deu seu esforço, e Deus fez a obra. Quando ela derramava, o óleo escorria. Podemos supor que ela tenha emprestado todas as ânforas disponíveis em seu povoado. Se tivesse havido mais ânforas, teria havido mais óleo.

Para a viúva, a obra acabou quando as ânforas se encheram. “Gasto grande parte de meu tempo, procurando ânforas para serem enchidas onde possa ser derramado o óleo.”

Nestes últimos tempos graças a força do PODER DE DEUS continuamos no derramamento, pois as necessidades ainda não foram satisfeitas.

E o que é interessante é que a providência é dada quando continuamos a derramar. Isso não significa ausência de problemas. Mas o PODER sobrenatural de DEUS vem, quando damos um passo na fé e estendemos nossa mão no amor e na obediência. Acredito que o óleo da unção cessará apenas quando pararmos de ofertar ao Senhor ânforas vazias, pois a promessa de Deus é de uma colheita abundante: "Aquele que fornece semente ao semeador e pão para o alimento vos fornecerá também a semente e a multiplicará, e fará crescer os frutos da vossa justiça" (2cor 9,10).

9 Passo: Veja além do impossível

Infelizmente, algum de nós ficam tão extasiados diante do PODER DE DEUS que ficam imóveis, em vez de continuarem o caminho, avançarem para as águas mais profundas. Não foi suficiente para a viúva testemunhar o PODER DE DEUS em sua casa; precisou ver o propósito divino para aquela obra. "Vai", disse o profeta, "vende esse óleo, paga a tua dívida e vivereis do que restar".

Deus concede grandes obras que muitas vezes não conseguimos visualizar como um Propósito Divino.

10 Passo: Sempre haverá o suficiente.

Para refletir: Contribuímos forçado? Doamos forçado?

É aí que mora a essência da caridade, se faz necessário refletimos com muita espiritualidade. Renunciar a mentalidade errada: se eu ajudar meu amigo = irmão, se eu doar nada vai valer a pena. Se não nos doar-mos não vamos ver a obra do Senhor crescer; não seremos canal de graça divina para o outro que necessita de uma atenção ou de uma palavra amiga

Um dos princípios mais confortadores desta grande história acontece quando Eliseu diz à viúva "vivereis, tu e teus filhos, do que restar". Deus providenciou o suficiente para assegurar àquela família todo o necessário para suas necessidades. Sua providência é suficiente para hoje, para amanhã, para nós, para nossos entes queridos e para aqueles a quem somos chamados a Servir.

HA´ PODER DE DEUS NA MINHA VIDA - estas palavras me dão esperança nos tempos difíceis, neste mundo dilacerado pelo egoísmo, desamor e inspiração para o futuro. Sei que elas farão diferença em sua vida também; procure meditar sempre sobre este ensinamento

GRAÇA CUNHA

Coordenadora da RCC – Mato Grosso


este texto foi passado para mim pelo Claudio camarada meu, obrigado Claudio.

Um comentário:

Anônimo disse...

texto maravilhoso... vou encaminhar aos amigos.

Obrigada.