O filme conta a triste e desafortunada história de uma família irlandesa que viveu na miséria, por volta da década de 30, momento este, marcado por reflexos da queda da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929.
A princípio a família vivia em um pequeno apartamento, sórdido e asqueroso, na América, onde sonhavam encontrar uma vida melhor, infelizmente esse sonho foi enterrado com a pequena Mary, filha recém nascida do casal.
Desiludida e cansada a família retornou para a Irlanda, lá, a miséria se apresenta cada vez mais aterradora, vivenciando a verdadeira luta pela sobrevivência.
O cenário da Irlanda é formado por ruas enegrecidas e fétidas, nelas encontram-se esgotos a céu aberto, banheiros coletivos, crianças pele e osso brincando descalços, pessoas vagam por ai com seus rostos tristes e chupados pela fome, seus olhos vazios e turvos, sem esperanças.
A família por muitas vezes se vê obrigada a esconder seu orgulho e mendigar dinheiro ao estado, que em certos momentos as ridicularizam.
A fome era um familiar presente, e a morte e a miséria eram sombras constantes. Não tinham luxos, só lixos, lixos de roupas, lixos de calçados e lixos de móveis.
A casa onde sobreviviam era deplorável, umida, pequena, paredes decrépitas, mal acabadas, sem contar as insistentes goteiras que chegavam a inundárla.
As crianças estudavam em colégios rígidos, onde disciplina era a palavra de ordem, os que a desacatassem as regras eram submetidos a castigos árduos.
O catolicismo foi um traço marcante nessa época, era muito respeitado, além de fazer parte da grade curricular das escolas.
A situação da família se torna cada vez mais decadente, além de enfrentar doenças, mortes de filhos, preconceitos sociais, ainda era obrigada a conviver com o vício do pai que gastava o pouco dinheiro que ganhava em bebidas ao invés de levar o sustento para casa.
O ponto culminante desta historia e quando o pai abandona a família, e não manda mais nenhum dinheiro, e a mãe para não deixar seus filhos morrerem de fome se presta como serviçal de um primo que a toma como amante, em troca dá comida e casa para mulher e as crianças.
Em cada quadro pode-se ver que a miséria toma conta da família, mas apesar de tanta desgraça surge uma esperança: O sonho do filho mais velho Frank, que deseja retornar à Ámerica através do seu olhar ele nos mostra que com esforço e determinação e possível alcançar nossos sonhos por mais distantes que eles estejam, ele soube contraria seu destino e construiu uma nova história.
Escrito por Monique e Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário