sexta-feira, 13 de março de 2009

Vestindo a camiseta da área da saúde

O que realmente um jovem esta procurando quando faz medicina ou odontologia, status??ajudar as pessoas?? dinheiro??obrigação de administra o império de um pai medico?? Ao conversar com pessoas de idade que recorrem aos serviços de saúde públicos, posso sentir certo descontento, reclamam de que alguns médicos nem tocam direito em eles, e logo só olhando já começam a receitar ....quer saber mais então clicke no leia mais e vamos refletir um pouco mais...

E comum ver as caras feias de vários funcionários da área de saúde, sera que estão que estão descontentes com algo??sera estar acordado toda a noite cuidando de pessoas que não se conhece?? afinal eles estudaram medicina para o que???. Mas não vamos dar bronca em todos os médicos e enfermeiros que trabalham na área da saúde, porque realmente tem profissionais interessados em fazer seu trabalho, a esses profissionais vamos bater as palmas e parabenizar ne.

Voltando aos nossos queridos médicos, vamos analisar um pouco eles, a maioria deles vem de famílias muito ricas, que muitas vezes fazem questão de mostra o nome do filho/a recém aprovado no vestibular de medicina, bom esta maioria de patricinhos e o que mais torce a cara para quando chegam os pacientes pobres ou em um estado mais descuidado, afinal para eles e chocante ver uma pessoa nesse estado de descuido.

Mas essas pessoas não foram educadas e seu problema bem desda as escolas e as famílias e na hora de atendimento que os dois lados se encontram, o lado de um graduado e uma pessoa doente de poucos recursos.A verdade não gosto muito de médicos a não ser aquele estudante de medicina estudioso que ta sabendo de tudo e saiba solucionar e dar atenção ao meu problema, e que provavelmente não fique no país por muito tempo, porque de tão bem capacitado seja requisitado no exterior.

O comercio do estudo cada vez esta gerando mais e mais estudantes de medicina, a maioria bastante deficientes esperando suas respostas numa especialidade, o super especialista que não sabe resolver alem do que aprendeu na sua especialidade.(Afinal isso me lembrou uma bronca que escutei na sala de aula do professor de cirurgia mostrando decepção ao ver o pouco interesse dos seus estudantes, afinal maioria esta comprando seu diploma,seu status,etc)

Mas não podemos nos queixar afinal temos SUS, e ate e bom, e seria muito melhor se os governantes não roubassem tanto dinheiro, já pensou não depender de nenhum plano de saúde, e que o SUS fosse realmente eficiente, ir no hospital e ser atendido rapidamente, inclusive ter um medico que fosse ate sua casa em casos especiais.Com o tanto de imposto que se paga deveria ter isso e muito mais.

Imaginem ir no dentista e você não se preocupar com quanto tem que pagar, por que e um serviço do SUS, tudo isso não era para ser imaginado, mas era para ser pago com o tanto de impostos que pagamos era para ser realidade.

Escrevo tudo isto porque vejo muitos jovens na faculdade pouco interessados em ajudar as pessoas porque estão mais preocupados em quanto vão ganhar, mas esta preocupação surge da falta das oportunidades, e poderíamos dizer que quando as contas batem a portam da nossa casa a ética sai voando janela.

Provavelmente não disse tudo o que queria disser neste post mas espero que ajuda a pensar um pouco.




Um comentário:

Laguardia disse...

Bem pertinente o seu post. Os hospitais públicos determinam o tempo de atendimento que um médico deve gastar com uma consulta. Além do mais o que o médico recebe por consulta do SUS é de R$3.00 mais ou menos. Portanto as consultas são mal feitas, feitas por atacado e o paciente nunca e bem atendido.

Há médicos no entanto que tomam o tempo de examinar bem o paciente, fazer perguntas e investigar as causas do mal que aflige a pessoa.

Estes são os dedicatos á profissão. O que impressiona é q auntia que pagamos de impostos para sermos tão mal atendindos pelo sistema público.

É uma vergonha.